07 Fevereiro 2014

Moda & Sustentabilidade – Design para Mudanças

A Simbologia ao consumir moda é a idéia de que ao comprar uma peça de roupa você compra uma ideologia e veste sua personalidade. O que você quer passar com a sua imagem?! Pode ser sensualidade, formalidade, casualidade, romantismo, rebeldia, etc.. É assim que vemos a moda, e é você quem vai dizer o que condiz com a sua personalidade ou a ocasião e qual roupa vestir.
E podemos perceber o crescimento tão grande nesse meio, entre revistas, programas, blogs, entre outros. Alguns até poderiam dizer que esse blog é sobre moda de um jeito pejorativo até, apesar de ser ao meu ver, um simples diário de idéias, que não necessariamente precisam condizer com o que a moda dita. 
Enfim o crescimento da mídia de moda é notável, e tudo isso torna a moda tão fascinante que dificilmente ao ir até uma loja comprar uma peça de roupa, refletiremos no impacto ambiental que aquela peça pode consequentemente trazer. Eu mesma nunca parei para pensar nisso até conhecer mais sobre o assunto na Facu e no livro “Moda e Sustentabilidade, design para mudanças”, o livro fala que o impacto ao meio ambiente vem desde o plantio de um “simples” algodão por exemplo, onde são usados agrotóxicos, pesticidas e outros agentes que danificam o solo. 
Depois o algodão é transportado para uma fábrica por meio de transportes que espalham gás carbônico na camada de ozônio, na fabricação dos tecidos são utilizadas mais algumas químicas “ruins”, o tecido parte então para fábrica de confecção onde é feito a roupa, novamente o transporte e o gás carbônico, na fábrica outros danos que vem junto com os aviamentos, depois é transportado para o local de venda e por fim o consumidor final que ao lavar a peça usando produtos diversos, também com seus malefícios nada sustentáveis.. ufa e não para por ai, tudo isso tem um gasto absurdo de energia e água, etc..



O livro conta como diminuir esse impacto, dando alguns exemplos de empresas conscientes, fala da importância de consumir também com qualidade (tudo bem que geralmente isso encarece o produto, mas usa-se mais também), ao invés de comprar em quantidade roupas descartáveis que terminaram em aterros poluindo novamente o solo.
A partir da conscientização de quão agressivo pode ser comprar uma simples peça de roupa, vem então a nossa responsabilidade sócio ambiental, como mudar esse quadro.

Mais Brechós, mais qualidade nas peças, mais customizações e menos desastres. Reaproveitar é vida.

E é essa a resenha de hoje.


Beijokasss

Karen Portela


    

1xbet