13 Janeiro 2014

As Profissões de Moda

O mundo da moda é alvo de muita especulação e admiração. Geralmente surge muitas duvidas na hora de optar por uma profissão relacionada a moda.

O post de hoje é falando um pouco das profissões dessa área e minhas experiências e graduação em moda.


Estilismo/Design de Moda

O Estilista é o profissional que mentaliza uma coleção, o que cria, desenvolve as peças a partir de croquis (desenhos de moda).


Modelagem/Moulage

O Modelista desenvolve os moldes em papel com as medidas e proporções exatas, para dar o caimento imaginado conforme o desenho do estilista.


Piloteira


Piloteira é a ou o profissional que confecciona a peça idealizada, com noções de caimento e com acabamento excelente, pois é a peça piloto que vai para o desfile, editoriais e por ela serão confeccionadas as demais peças em maior quantidade. 

Produção de Moda

O Produtor de moda tem que ter um conhecimento bem amplo sobre moda, arte, cinema, maquiagem, cabelo, etc… É ele quem vai produzir um desfile, fotografias de moda, entre outros.

Stylist 

Stylist assim como um produtor de moda tem um conhecimento diverso sobre beleza conceito, maquiagem, cabelo, é ele que vai propor a melhor forma de combinar tudo isso com a coleção idealizada pelo estilista.

Personal Stylist 

O Personal Stylist assim como o Stylist possuí grande conhecimento sobre moda, a diferença é que ele não é especializado em moda conceito (a de desfile) e sim a usual. Ele vai atender uma pessoa e mostra a essa pessoa como se vestir bem, conforme sue biotipo e gosto.

Fotografia de moda

O Fotógrafo de moda diferente de outros profissionais fotógrafos, tem que ter conhecimentos em moda, sendo conceito ou não, para poder clicar de forma que transmita o que a coleção que passar ao publico alvo.

Vitrinismo

O Vitrinista é o responsável por passar a linguagem (signo) da marca ou da coleção de forma que não se enxergue só a roupa em sim mas a ideia a arte por traz do trabalho do estilista. É como que um quadro uma obra de moda exposta a frente da loja.

Editora de moda/ Revista


O Editor de Moda que trabalha em uma revista agrega muitas características de outros profissional da moda, ele como um produtor de moda tem que ter um grande conhecimento sobre musica, arte, cinema, etc, além de pensar em matérias que combinem e acrescente ao publico da revista em que trabalha. É ele que vai saber qual melhor colunista e colunas para a revista, quais marcas faz o gosto dos leitores, e assim elaborar editoriais que faça jus ao publico alvo. 

Elaborei também um vídeo contando um pouco da minha primeira experiência em moda e sobre as profissões:

Bom é isso gente, espero ter ajudado um pouco para quem tinha curiosidade sobre as profissões na área de moda.

Beijokasss
Karen Portela